O QUE OFERECEMOS

Descubra todas as áreas em que a Corpometria atua

A Corpometria é um centro de excelência clínica em endocrinologia, metabolismo, obesidade, diabetes, esporte e nutrição. Oferecemos acompanhamento humanizado e embasado na ciência.

 

Todas as consultas e tratamentos na Corpometria são realizados com ampla anamnese e conhecimento aprofundado da história de cada paciente.

 

  • Consultas e tratamentos médicos em Endocrinologia & Metabolismo
  • Consultoria na área de Nutrição
  • Avaliação precisa da composição corporal, por meio de alguns dos melhores maquinários da medicina

Endocrinologia

A Corpometria atua não somente para tratar o problema do paciente, mas também para promover uma melhora significativa em sua qualidade de vida.

Na área da endocrinologia, abordamos:

  • Endocrinologia da Mulher em Todas as Fases da Vida;
  • Endocrinologia do Homem, Fertilidade Masculina e Testosterona Baixa;
  • Endocrinologia da Criança e do Adolescente;
  • Sobrepeso, Obesidade, Diabetes e Síndrome Metabólica;
  • Tireoide, Adrenais, Hipófise, Ossos, Hormônios e Metabolismo.

Endocrinologia da Mulher

Menopausa e Pós-menopausa: Avaliação de indicações e contra-indicações para terapia hormonal de reposição pós-menopausa – fase delicada para muitas

mulheres, que pode vir com problemas de sono, de humor (incluindo depressão, transtornos de ansiedade etc.), de ganho de peso inexplicado), entre outros sintomas.

– Climatério: Avaliação de possível climatério (transição fisiológica do período reprodutivo da mulher para o não reprodutivo), assim como o seu estágio e os impactos no metabolismo e nos demais hormônios, para se estabelecer estratégias de tratamento.

– Síndrome de Ovários Policísticos e excesso de hormônios masculinos: Avaliação e manejo terapêutico de mulheres com Síndrome de Ovários Policísticos e outras condições relacionadas ao excesso de hormônios masculinos em mulheres (excesso de pelos, calvície masculina, acne hormonal etc). A Síndrome de Ovários Policísticos afeta aproximadamente 15% a 20% das mulheres e pode provocar diversos problemas de saúde, como: dificuldade para engravidar, facilidade para ganho de peso, risco aumentado de diabetes tipo 2, risco de doenças cardiovasculares e de alguns tipos de câncer.

– Endometriose: A avaliação endocrinológica é necessária em certos casos para indicação de tratamentos hormonais. A endometriose é uma doença subdiagnosticada que pode provocar fortes cólicas, sangramento em excesso e infertilidade, muitas vezes impedindo pacientes de levar uma vida normal.

– Baixo desejo sexual: O baixo desejo sexual, uma queixa comum entre mulheres e historicamente ignorada, tornou-se um diagnóstico e foi denominado de Distúrbio do Desejo Sexual Hipoativo. Em alguns casos, esse distúrbio hipossexual da mulher pode não ter relação direta com níveis hormonais de testosterona. Por isso, é realizada uma avaliação ampla e holística dessa queixa para potenciais tratamentos.

 

Endocrinologia do Homem

Baixa testosterona: Avaliação de riscos e benefícios após o diagnóstico para fins de tratamento. Os principais sintomas da baixa testosterona não estão relacionados

ao desejo sexual, e sim a questões de disposição, de funcionamento da mente etc. 

– Fertilidade masculina: São possíveis tratamentos para melhora da fertilidade, dentro de um contexto mais amplo do homem, conforme indicação resultante de avaliação de fertilidade masculina.

– Desejo sexual: Baixa libido e/ou problemas de ereção pré-ato ou durante o ato, que nem sempre estão relacionados com baixos níveis de testosterona.

– Sexualidade e endocrinologia: existem questões relacionadas à sexualidade e relacionamentos dentro do contexto da endocrinologia que merecem uma avaliação metabólica e hormonal e que podem, muitas vezes, justificar problemas que inicialmente se atribuiriam a questões psicológicas. 

 

Endocrinologia da Criança e
do Adolescente

Problemas de crescimento: Avaliação do crescimento, da velocidade do crescimento e estimativa da altura na fase adulta.

A partir disso, podem ser definidas estratégias e/ou tratamentos para amenizar o problema, a depender da causa.

– Puberdade precoce ou tardia: Avaliação de puberdade precoce, estágio e potenciais comprometimentos causados pela puberdade precoce para, então, definir condutas. Avaliação de puberdade tardia, causas, e manejo específico.

– Obesidade infantil e na adolescência: Avaliação e acompanhamento individualizado para tratar pacientes com obesidade infantil e impedir a progressão da doença. Na adolescência, a obesidade pode ser tratada quase da mesma forma que na fase adulta, a depender da idade, estágio de desenvolvimento sexual, entre outros fatores.

– Problemas hormonais e metabólicos: Crianças e adolescentes também podem apresentar problemas em qualquer uma das glândulas endócrinas ou problemas metabólicos. Os sintomas destes pacientes, porém, podem ser diferentes dos sintomas em adultos.

Endocrinologia de Todos

Sobrepeso e obesidade: É possível tratar a pessoa com obesidade de forma eficaz, sólida e duradoura, sem os tabus do tratamento e de forma amplamente

validada cientificamente. Tratamento para perda de peso com qualidade (altamente seletiva para perda de gordura, evitando perda de massa muscular e, então, reduzindo flacidez) ao longo do processo, evitando o reganho de peso posterior. 

– Metabolismo e peso: A dificuldade de perda de peso mesmo comendo pouco é real e não deve ser subestimada. Oferecemos avaliação com excelente anamnese, conhecendo bem o paciente, sem preconceitos ou julgamentos, para um tratamento humanizado.

– Prevenção de diabetes: Hoje, é possível realizar a prevenção do diabetes tipo 2 e da progressão do estado de pré-diabetes para diabetes tipo 2, de forma precoce e eficaz.

– Diabetes tipo 2: Avaliação para detecção precoce e tratamento de diabetes tipo 2. Atuação ativa para prevenir a necessidade de insulina e para reduzir riscos de complicações causadas pelo diabetes. Isso através da otimização do controle da glicemia e da proteção direta conferida por antigos e novos fármacos.

– Diabetes tipo 1: Manejo de diabetes tipo 1 ou insulinodependente, inclusive em pessoas fisicamente ativas e atletas.

– Problemas de funcionamento da tireoide: Tireoidite de Hashimoto, hipotireoidismo subclínico e hipotireoidismo franco.

– Nódulos na tireoide: O acompanhamento de nódulos na tireoide é mais que necessário. Contudo, hoje sabemos muito mais sobre esses nódulos e como eles se comportam, o que melhora o manejo e evita punções desnecessárias.

– Câncer de tireoide: Tratamento eficaz de câncer papilífero e folicular de tireoide, com excelente prognóstico, evitando danos desnecessários a outras partes do corpo com doses excessivas de iodo, antes e após a cirurgia para retirada da tireoide. Também realizamos acompanhamento de um tipo de carcinoma de tireoide menos comum, chamado de carcinoma medular de tireoide.

– Doenças cardiovasculares: Prevenção ativa, proativa, eficaz e de longo prazo para doenças cardiovasculares dentro do que a endocrinologia pode oferecer.

– Doenças neurodegenerativas: Prevenção de doenças neurodegenerativas (como demência e Alzheimer) dentro do que a endocrinologia pode potencialmente ajudar.

– Sarcopenia e baixa massa muscular: Manejo terapêutico duradouro e eficaz de pessoas com diagnóstico clínico de baixa massa muscular (sarcopenia), uma condição que pode causar graves consequências a longo prazo.

– Osteopenia e osteoporose: Muitas pessoas, principalmente mulheres, perdem massa óssea com a idade, enquanto outras não chegam nem a formar massa óssea suficiente. Grande parte do “comando” para produzir massa óssea e para impedir sua perda depende de hormônios e do metabolismo. E a endocrinologia também trata do metabolismo ósseo e da osteoporose.

– Nódulos, adenomas e tumores nas glândulas adrenais: Cerca de 4% a 10% das pessoas no mundo têm algum nódulo nas glândulas adrenais, aquelas que ficam acima dos rins – por isso também chamadas de glândulas suprarrenais. Elas são responsáveis por responder ao estresse, liberando principalmente cortisol e adrenalina, e por manter a pressão arterial do corpo através do hormônio aldosterona. Quase sempre os nódulos são benignos, mas, se forem produtores de algum hormônio, podem fazer mal a longo prazo. Por isso, devem sempre ser acompanhados.

 – Adenomas da glândula hipófise: A glândula hipófise conecta o cérebro e as principais glândulas do corpo e “comanda” essas glândulas, incluindo a tireoide, as adrenais e as gônadas (ovários ou testículos). Um grande número de pessoas têm nódulos benignos na hipófise, mas sempre é preciso que seja acompanhado e monitorado.

– Sono e humor: Acompanhamento e tratamento para distúrbios de sono e de humor que possam estar relacionados a problemas na produção ou ação hormonal, também comumente causado por problemas metabólicos.

– Envelhecimento com qualidade: Envelhecer com saúde, de forma amplamente funcional, trabalhando para manter a massa muscular, a plena independência e o cérebro em bom funcionamento.

– Congruência de gênero em adultos: Avaliação e tratamento hormonal voltado pessoas transgênero e não-cisgênero, a partir de 18 anos.

 

Nutrição

Oferecemos consultorias na área de nutrição e contamos com nutricionistas à disposição para fazer ajustes na alimentação dos pacientes.  A Corpometria

trabalha com propostas de dietas cientificamente embasadas que vão além de dietas tradicionais de restrição calórica, uma vez que cada pessoa responde de forma única a diferentes dietas.

Nossos especialistas trabalham com soluções para o dia-a-dia e propõem dietas adaptadas às diferentes realidades de cada pessoa.

Avaliação de composição corporal - InBody970 e Fit3D

A Corpometria conta com alguns dos melhores aparelhos para avaliação de composição corporal do mundo, com métodos de alta precisão validados do ponto de vista científico.

InBody970

O InBody970 é a bioimpedância mais completa e precisa que existe.Você provavelmente conhece ou já fez avaliação de percentual de gordura pelo método de

dobras cutâneas. Este método, quando realizado por um profissional capacitado, pode ser até moderadamente preciso. Porém, as dobras não permitem distinguir água de gordura. Ou seja, quando o paciente perde “dobras”, não significa necessariamente que houve perda de gordura. Além disso, a gordura visceral não é passível de ser avaliada dessa maneira.

O InBody970 é o melhor exame de bioimpedância do mundo, com a maior validação científica da medicina. Trata-se de uma tecnologia de análise de composição corporal através das diferenças entre as conduções elétricas de baixa potência pelo corpo.

São oito polos elétricos que fazem milhares de análises elétricas simultâneas para dar os resultados. Estes resultados são detalhados e divididos por segmento. Temos orgulho de ter uma das primeiras InBody970 do Brasil.

InBody970 | Dados com precisão

  1. Mais de 50 resultados, taxas e índices fornecidos;
  2. Massa de gordura e percentual de gordura no corpo;
  3. Massa de gordura em cada região do corpo – tronco, pernas e braços;
  4. Distribuição da gordura em cada região do corpo – proporção de gordura entre tronco, pernas e braços;
  5. Volume e percentual de água no corpo todo, assim como volume de água dentro das células e fora das células;
  6. Grau de inchaço e quantidade de água em cada região do corpo – tronco, pernas e braços;
  7. Quantidade de massa muscular, de massa magra e de massa livre de gordura no corpo;
  8. Quantidade de massa muscular em cada região do corpo – tronco, pernas e braços;
  9. Distribuição de massa muscular em cada região do corpo – proporção de massa muscular entre tronco, pernas e braços;
  10. Quantidade de gordura visceral e de subcutânea no abdômen (que é diferente do tronco);
  11. Proporção entre gordura visceral e gordura subcutânea no abdômen (relação visceral/subcutâneo);
  12. Estimativa de circunferência abdominal, quadril e relação cintura/quadril;
  13. Estimativa de circunferência completa do braço e circunferência muscular (tirando a gordura) do braço;
  14. Estimativa da massa óssea e da taxa metabólica basal;
  15. Múltiplos índices inéditos para bioimpedâncias obtidos pelas massa de gordura e de músculo;
  16. Cinco páginas de apresentação dos resultados mais detalhados.

Fit3D

O Fit3D é uma forma revolucionária de avaliar o formato e constituição corporal de uma pessoa. Orgulhosamente, a Corpometria trouxe ao  Brasil muitos dos

melhores métodos de escaneamento corporal.

Primeiramente, trouxemos o Styku (antes chamado de MyBodee), desenvolvido por uma subsidiária da Microsoft, e depois aprimorado por outra empresa de tecnologia. Em seguida, trouxemos um novo scanner, o Fit3D. Realizamos um estudo comparando ambos os scanners e optamos pelo Fit3D pelo seu alto grau de precisão e estrutura.

Utilizando combinações de alta tecnologia, hoje é possível desenhar o corpo completa e detalhadamente no computador, com detecção de características corporais, perfil, silhueta e formato, todos em 3D. Atualmente, o Fit3D é a maior empresa de escaneamento corporal do mundo, cujos resultados também são baseados em inteligência artificial e machine learning.

Com múltiplas medidas, o Fit3D consegue mostrar como está o seu corpo e como ele está evoluindo ao longo do tempo. Este exame estima a porcentagem de gordura e suas implicações. Ele também pesa, mede altura e faz uma avaliação completa da postura e do balanço corporal do paciente.

Fit3D | Medidas com precisão

  1. Conhecer com excelente acurácia várias medidas do seu corpo;
  2. Avaliar sua evolução em cada parte do corpo ao longo do tempo;
  3. Avaliar a resposta a cada tipo de treino por grupo muscular;
  4. Conhecer como o seu corpo se comporta para cada tipo de dieta – onde ele perde mais ou onde ele ganha mais;
  5. Em múltiplas avaliações, podemos saber qual tipo de treino e para quais grupos musculares seu corpo chega mais próximo do que você quer;
  6. O Fit3D define, de forma precisa, onde suas medidas e definições estão evoluindo, ou seja, onde as diferenças são mais notáveis. A quantificação dessa diferença tira o vício do nosso olhar;
  7. Estudar onde você mais desincha ao longo da semana (após um final de semana de “liberdades gastronômicas”), quando menstrua ou após alguma cirurgia;
  8. Descobrir o resultado real de algum procedimento que “diminui medidas”, como máquinas ou lipoaspiração, sem interferências de quem avalia;
  9. Construir a roupa perfeita com uma costureira ou um alfaiate. Ele é até 76% mais preciso do que as medidas mais precisas para os diversos tipos de vestimenta;
  10. Avaliar como seu corpo se comporta em cada tipo de dieta;
  11. Conhecer, através da proporção entre as medidas (musculares e localização das gorduras), seu risco para diversas doenças, como infarto e câncer;
  12. Conhecer sua postura, o que é preciso corrigir e o que, eventualmente, tem melhorado ou piorado;

O balanceamento do seu corpo: onde você está se apoiando nos seus pés – se muito pra frente, equilibrado ou para trás.

SGAS 915, Lote 69/70, Centro
Clínico Advance, Salas 260/262/264.

Brasília, Distrito Federal, Brasil

CEP 70390-150

 +55 (61) 3346-4733

+55 (61) 98137-2100

  f.cadegiani@gmail.com

Comunicação

Assessoria de Imprensa:

© 2023 Corpometria Institute - Todos os direitos reservados. Criado e desenvolvido por Qu4tro Comunicação e Assessoria Estratégica